Informação em saúde

o conhecimento dos acadêmicos de Psicologia sobre a Política Nacional de Saúde integral de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transsexuais

Autores

Palavras-chave:

Informação em saúde, Política de saúde

Resumo

Discutir sexualidade, ainda é por grande parte da sociedade considerada como um tabu, onde dentro dos vários contextos sociais as pessoas buscas omitir-se quando as discussões são referentes a esta temática. O trabalho busca compreender com base na ciência da informação como se da o processo de compreensão da informação pelos graduados de psicologia da Universidade Federal de Alagoas, sobre a Politica nacional de saúde LGBT, entendo que se faz essencial essa apropriação de conhecimento, pois o profissional de psicologia está na ponta do serviço quando se trata de distúrbios de sexualidade.

Biografia do Autor

  • João Paulo dos Santos Garcia, Universidade Federal de Alagoas

    Mestrando em Ciência da Informação na Universidade Federal de Alagoas.

  • Nelma Camêlo de Araujo, Universidade Federal de Alagoas

    Doutora em Ciência da Informação. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lurdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Brasília: 1. ed., 1. reimp. Ministério da Saúde, 2013. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_lesbicas_gays.pdf. Acesso em: 28 de dez. 2018.

CHIZZOTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

KAHHALE, Edna Maria Severino Peters; Subsídios para reflexão sobre sexualidade na adolescência. In: BOCK, Ana Mercês Bahia; GONÇALVES, Maria da Graça Marchina; FURTADO, Odair (Org). Psicologia sócio-histórica: uma perspectiva crítica em Psicologia. São Paulo: Cortez, 2009.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

SILVA, Helen de Castro. Ciência da Informação: múltiplos diálogos. (Org.) Helen de Castro Silva e Maria Helena T. C. de Barros. – Marília: Oficina Universitária Unesp, 2009. 114 p. disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/helen_e%20book.pdf. Acesso em: 27 dez. 2018.

Publicado

14.06.2019

Edição

Seção

LP 2 - Informação, Comunicação e Processos Tecnol´ógicos