Música ou ruído
uma análise das transformações em uma narrativa ameríndia
Palavras-chave:
disseminação da informação, tradição oral, narrativas ameríndias, decolonialidadeResumo
A história e a memória dos povos ameríndios são marcadas pelos processos de colonização, subalternização e silenciamento, sobretudo, por ser marcada pela oralidade. Contudo, emerge movimentos críticos de superação dessas condições, que tem na sua base o pensamento decolonial. Objetiva analisar as transformações do mito pan-ameríndio do “desaninhador de pássaros” sob a ótica das ideias de disseminação da informação, da cultura e da memória, tomando como referência uma pesquisa bibliográfica baseada na revisão narrativa de literatura. Procedimentalmente, discutem-se os aspectos históricos e sociais em torno do colonialismo e da colonialidade, que refletem na percepção do assunto, alcançado a perspectiva crítica da decolonialidade na Ciência da Informação. Além disso, aborda o propósito dos mitos, e sua eficácia. Conclui-se que aquilo que aparenta ser “ruído” na informação pode ser entendido e explicado como “música”, e, portanto, capaz de auxiliar na busca da compreensão original desta informação, que, muitas vezes, já é dotada de significados múltiplos e diversos.
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