Análises das práticas folksonômicas em plataformas de jogos digitais

um estudo de caso na Steam

Autores

Palavras-chave:

folksonomia, etiquetagem colaborativa, plataformas de jogos digitais, Steam

Resumo

Estuda aspectos concernentes à folksonomia em plataformas de jogos digitais. Tem como objetivo geral analisar as práticas folksonômicas na plataforma de jogos digitais Steam. Objetiva, especificamente: descrever as características e funcionalidades da plataforma; observar como a etiquetagem colaborativa influencia a interação dos usuários. Utiliza como metodologia as pesquisas bibliográfica, documental, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, mediante a aplicação de um estudo de caso na plataforma Steam. Conclui que a folksonomia é eficaz na organização, representação e recomendação de produtos na plataforma analisada, além de contribuir para a personalização das contas dos usuários e suas interações.

Biografia do Autor

  • Tamires Fonseca Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Graduanda em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

  • Raimunda Fernanda dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco, e Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

23.12.2024

Edição

Seção

EXT 6 - Organização da Informação e do Conhecimento

Como Citar

Análises das práticas folksonômicas em plataformas de jogos digitais: um estudo de caso na Steam. (2024). Seminário Internacional De Informação, Tecnologia E Inovação, 6, e164. https://observinter.al.org.br/index.php/siti/article/view/164