O jornal institucional como instrumento de memória da instituição

o “Bom Dia Casal” em plataforma digital

Autores

Palavras-chave:

Jornal institucional, Organizacional communication, Digital platform

Resumo

O presente trabalho se propõe a estudar o jornal institucional como instrumento de construção da memória institucional e o uso desse periódico em plataforma digital como estratégia de preservação da memória da instituição.  A proposta de pesquisa utiliza como objeto o jornal institucional “Bom Dia Casal”, publicado pela Companhia de Saneamento de Alagoas, uma empresa de economia mista, responsável pelo saneamento e abastecimento de água de Maceió e mais 75 municípios de Alagoas. O tipo de pesquisa escolhido foi a exploratória com abordagem qualitativa, pois proporciona maior familiaridade com o problema, além de envolver levantamento bibliográfico; entrevistas; análise de exemplos e assumir formas de pesquisa bibliográfica e estudos de caso.

Biografia do Autor

  • Edna Carvalho da Cunha, Universidade Federal de Alagoas

    Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Alagoas.

  • Magnólia Rejane Andrade dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

    Doutora em Comunicação e Semiótica. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas

Referências

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

MARCHIORI, M. Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre a organização. 2.ed. São Caetano do Sul: Difusão, 2013.

NASSAR, Paulo. A comunicação organizacional na contemporaneidade (entrevista). Novos Olhares: Revista de Estudos sobre Práticas de Recepção a Produtos Mediáticos, São Paulo, n. 17, p. 33-39, jan./jun. 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/novosolhares/article/view/51423/55490. Acesso em: 06 jan. 2019.

NASSAR, Paulo; COGO, Rodrigo Silveira. Identidade é o território organizado e assegurado pela memória e pelas narrativas. Organicom:- Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, São Paulo, v. 1, n. 1, 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139216/134558. Acesso em: 06 jan. 2019.

RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado. Histórias e memórias: elementos constitutivos da expressão e da compreensão de culturas nas organizações. In: MARCHIORI, Marlene (org.). História e Memória. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2013.

TORQUATO, P.R.G.; SILVA, G. P. Tecnologia e estratégia: uma abordagem analítica e prática. Revista de Administração, São Paulo: v. 35, n. 1, p. 72-85, jan./mar. 2000.

WORCMAN, Karen; PEREIRA, Jesus Vasquez (coord.). História falada: memória, rede e mudança social. São Paulo: SESC SP, 2004.

Downloads

Publicado

14.06.2019

Edição

Seção

LP 2 - Informação, Comunicação e Processos Tecnol´ógicos