Uso da rede social Instagram por bibliotecas públicas no Nordeste brasileiro

Autores

Palavras-chave:

Biblioteca pública, redes sociais, Instagram

Resumo

As redes sociais estão sendo cada dia mais incorporadas no cotidiano dos sujeitos e instituições. Uma das mais relevantes atualmente é o Instagram. Há o entendimento de que as bibliotecas públicas podem e devem fazer uso de redes sociais. Neste sentido o problema que norteou a pesquisa foi: como se configura a presença das bibliotecas públicas do nordeste Brasileiro na rede social Instagram? O objetivo geral foi analisar o uso da rede social Instagram pelas bibliotecas públicas dos estados do nordeste do Brasil. A pesquisa é exploratória e possui abordagem qualitativa. Foram analisadas 3 perfis de bibliotecas públicas no Instagram. Os resultados mostram a presença das bibliotecas públicas no Instagram e conclui que os níveis de interação entre os seguidores e as bibliotecas deve ser cada vez mais intensificado, permitindo atrair o público para o uso mais efetivo dos espaços e recursos que lhes são ofertados.

Biografia do Autor

  • Divaldo Silva da Costa, Universidade Federal de Alagoas

    Graduando em Biblioteconomia pelo Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas.

  • Francisca Rosaline Leite Mota, Universidade Federal de Alagoas

    Doutora e mestra em Ciência da Informação, e graduada em Biblioteconomia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas.

Referências

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2009.

MILANESI, L. Bibliotecas ou centros de cultura? In: MILANESI, L. A casa da invenção: biblioteca, centro de cultura. 4. ed. São Caetano do Sul: Atelie Editorial, 2003. p. 209-214.

MORIGI, V. J. ; SOUTO, L. R. Entre o passado e o presente: as visões de biblioteca no mundo contemporâneo. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 189-206, jan./dez., 2005. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/432/552. Acesso em: 10 ago. 2022.

SANTOS, J. M. O processo evolutivo das bibliotecas da Antiguidade ao Renascimento. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.8, n.2, p. 175-189, Jul./Dez. 2012. Disponível em : https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/237 . Acesso em: 10 ago. 2022.

SUAIDEN, Emir J. Biblioteca pública e informação à comunidade. São Paulo : Global, 1995. 112 p.

Downloads

Publicado

28.04.2023

Edição

Seção

EXT 5 - Tecnologias de Informação, Comunicação e Inovação

Como Citar

Uso da rede social Instagram por bibliotecas públicas no Nordeste brasileiro. (2023). Seminário Internacional De Informação, Tecnologia E Inovação, 4, e91. https://observinter.al.org.br/index.php/siti/article/view/91