Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Os pesquisdores estão convidados a fazer submissão ao Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação (SITI). Todas as comunicações submetidas serão avaliadas por um editor/organizador para determinar se atendem aos objetivos e escopo deste evento. Aqueles considerados adequados serão enviados para avaliação por especialistas (doutores) antes de determinar se serão aceitos ou rejeitados para apresentação no evento.

Antes de fazer uma submissão, os autores são responsáveis por obter permissão para publicar nos anais qualquer material incluído na submissão, como fotos, documentos e conjuntos de dados. Todos os autores identificados na submissão devem consentir em ser identificados como autores. Onde apropriado, a pesquisa deve ser aprovada por um comitê de ética apropriado de acordo com os requisitos legais do país do estudo.

Um editor/organizador pode rejeitar uma submissão se ela não atender aos padrões mínimos de qualidade. Antes de submeter, certifique-se de que o desenho do estudo e o argumento da pesquisa estejam estruturados e articulados adequadamente. O título deve ser conciso e o resumo deve ser autossuficiente. Isso aumentará a probabilidade dos avaliadores concordarem em avaliar a comunicação. Quando estiver satisfeito de que sua submissão atende a esse padrão, siga a lista de verificação abaixo para preparar sua submissão.

As comunicações submetidas ao SITI devem atender as seguintes diretrizes quanto ao conteúdo, à normalização e ao formato de apresentação, inclusive conforme Templates:

  • O conteúdo das comunicaçoes deve ser original e inédito, resultado de pesquisa em andamento ou pesquisa concluída. 
  • As comunicações podem ser submetidas nos formatos Texto Completo ou Resumo Expandido.
  • As comunicações no formato Texto Completo deve conter, no mínimo, 10 (dez) e, no máximo, 20 (vinte) páginas, incluindo referências, anexos, apêndices e notas e submetido exclusivamente no Template de Texto Completo do Siti.
  • As comunicações no formato Resumo Expandido deve conter, no mínimo, 8 (oito) e, no máximo, 10 (dez) páginas, incluindo referências, anexos, apêndices e notas e submetido exclusivamente no Template de Resumo Expandido do Siti.
  • O texto deve atender às principais padronizações estabelecidas nas Normas Brasileiras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR/ABNT), a saber: 
    • ABNT NBR 6022: 2018 – informação e documentação - artigo em publicação periódica técnica e/ou científica – apresentação. Esta norma especifica os princípios gerais para elaboração e apresentação de elementos que constituem artigos em um periódico técnico e/ou científico.
    • ABNT NBR 6023: 2018 (versão corrigida 2, 2020) – informação e documentação - referências – elaboração. Esta norma estabelece os elementos a serem incluídos em referências.
    • ABNT NBR 6024: 2012 – informação e documentação — numeração progressiva das seções de um documento — apresentação. Esta norma especifica os princípios gerais de um sistema de numeração progressiva das seções de um documento, de modo a expor em uma sequência lógica o inter-relacionamento da matéria e a permitir sua localização.
    • ABNT NBR 6028: 2021 - informação e documentação - resumo, resenha e recensão – Apresentação. Esta norma estabelece os requisitos para redação e apresentação de resumos, resenhas e recensões.
    • ABNT NBR 10520: 2023 - informação e documentação - citações em documentos – apresentação. Esta norma especifica as características exigíveis para apresentação de citações em documentos.
  • No processo de citação, deve-se usar o sistema autor-data. As notas de rodapé, quando indispensáveis, devem ser utilizadas somente como notas de esclarecimentos e necessariamente no final da página.
  • Os originais podem ser submetidos em português, espanhol ou inglês. O título, o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados na língua do texto integral e na língua inglesa, exceto quando o texto integral estiver nesta, situação em que estes elementos devem ser apresentados em língua portuguesa. 
  • As tabelas e os quadros dos originais devem ser formatados de acordo com as normas tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.
  • Antes de iniciar a submsissão das comunicações, deve-se certificar se todas as fontes citadas foram devidamente referenciadas no final do manuscrito.
  • No momento da submissão das comunicaçoes, todos os metadados devem ser devidamente preenchidos: autor(es), e-mail, instituição(ões) a que se encontra(m) vinculado(s), ORCID e biografia(as) - titulação(ões) e principal(is) vínculo(s) institucional(is).
  • A identificação do não atendimento a normas e a procedimentos adotados por este evento, na pré-análise do material, ensejará a recusa imediata da submissão por parte da Equipe Editorial (Organizaçao do Evento)

Condições para submissão

Todas as comunicações submetidas ao SITI devem atender aos seguintes requisitos:

  • Esta submissão atende aos requisitos descritos nas Diretrizes para autores.</li >
  • Esta submissão não foi publicada anteriormente, nem foi submetida a outro evento científico ou a outra publicação técnico-científica para consideração.
  • No momento da submissão do artigo, o autor deve cadastrar nos metadados o seu ORCID e, havendo coautor(es), o(s) correspondente(s) a este(s).
  • Todos os autores possuem titulação mínima de graduação, salvo graduandos, situação em que, pelo menos, um coautor deve possuir titulação mínima de mestrado. Os manuscritos submetidos com a presença de graduandos, sem coautoria com mestre e/ou doutor, serão rejeitados e arquivados de pronto pela Comissão Organizadora.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, conforme Template do Texto Completo ou Template do Resumo Expandido, conforme o caso, diponíveis nas Diretrizes para Autores.
  • O texto está em espaço um e meio; usa uma fonte calibre de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • Todas as referências foram verificadas quanto à exatidão e integridade. As URLs  e os DOI para as referências foram informadas, quando possível.
  • Todos os esquemas, as figuras, os gráficos, os quadros. as tabelas e/ou outras foram numerados e rotulados.
  • Os textos que fazem parte de esquemas, figuras, gráficos, quadros e/ou tabelas, salvo ilustrações de terceiros, se encontram na mesma fonte do texto em geral, calibri tamanho 10, no espaçamento simples e com possibilidade de correções e/ou edições.
  • Foi obtida permissão para publicar todas as fotos, conjuntos de dados e outros materiais fornecidos com esta submissão.
  • A submissão deve ser feita a uma da seis seções abaixo, considerando as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

EXT 1 - Produção, Mediação e Gestão da Informação

Estudos epistemológicos, científicos e pragmáticos sobre políticas, processos, procedimentos, atividades, teorias e metodologias que integram o fluxo de informação no continuum da produção, mediação e gestão da informação, considerando os contextos socioculturais local, regional, nacional e transnacional.

Aborda temáticas como cultura informacional, gênese da informação, competência em informação, políticas de informação, instituições de memória, organização da informação, disseminação da informação, direito à informação, democratização da informação, apropriação e uso da informação.

EXT 2 - Informação, Comunicação e Processos Tecnol´ógicos

Estudos interdisciplinares, teóricos e pragmáticos sobre política, processos, procedimentos, atividades, teorias e metodologias que integram a rede sociotécnica entre informação, comunicação e processos tecnológicos, considerando os contextos sociais local, regional, nacional e transnacional.

Aborda temáticas como o papel das tecnologias de informação e comunicação nos processos inovativos, os sistemas de informação em ciência, tecnologia e inovação, os regimes de informação em processos inovativos, os atores e ações de informação no desenvolvimento de inovações, comunicação científica, métricas e indicadores da informação em ciência, tecnologia e inovação, gerenciamento de dados de pesquisa científica, aplicações tecnológicas no desenvolvimento e consolidação da ciência aberta e do acesso aberto, apropriação e transferência tecnológica, monitoramento, análise e visualização da informação em ambientes digitais, governança eletrônica, dados abertos, democracia digital e acesso à informação, arquitetura da informação, bases de dados, redes e sistemas de informação científica e tecnológica.

EXT 3 - Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação

Estudos sobre fundamentos históricos e epistemológicos da Ciência a Informação e de suas relações multidisciplinares, pluridisciplinares, interdisciplinares e transdisciplinares, considerando os contextos socioculturais local, regional, nacional e transnacional.

Aborda temáticas como história, historiografia e delimitação dos campos científicos e profissionais da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, objetos de estudo da Ciência da Informação e de áreas afins, e formação, qualificação e atuação de profissionais.

 

EXT 4 - Fontes, Recursos e Serviços de Informação

Estudos sobre instituições de memória (arquivos, bibliotecas, centros de documentação, centros de informação e museus, entre outras), fontes de informação gerais e especializadas, recursos de informação e serviços de informação, considerando os contextos socioculturais local, regional, nacional e transnacional.

Aborda temáticas como contextos de produção, disseminação e uso da informação; ciclo informacional; tipologias de fontes, recursos e serviços de informação; políticas de formação e
desenvolvimento de coleções.

EXT 5 - Tecnologias de Informação, Comunicação e Inovação

Estudos interdisciplinares, teóricos e pragmáticos sobre diversas tecnologias de informação, comunicaçõa e inovação, considerando os contextos sociais local, regional, nacional e transnacional.

Aborda temáticas como infraestrutura de tecnologias de informação, comunicação e inovação; bibliotecas digitais, eletrônicas e virtuais; bases de dados, bancos de dados e repostitórios institucionais; e processos eletrônicos de tratamento, disseminação, recuperação e gestão da informação.

EXT 6 - Organização da Informação e do Conhecimento

Estudos interdisciplinares, teóricos e pragmáticos sobre tratamento, organização e processamento da informação e do conhecimento, considerando os contextos sociais local, regional, nacional e transnacional.

Aborda temáticas como processos, instrumentos e produtos de tratamento e organização da
informação e do conhecimento, contemplado análise e síntese da informação, classificação e indexação, entre outros.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nas comunicações serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.