Inclusive chatbot
a descriptive study of Brazilian conversational bots
Keywords:
inclusive chatbot, bibliometric study, systematic reviewAbstract
Chatbots are important tools for information accessibility. Thus, the goal is to expand the visibility of the state of the art of the scientific production on the topic of chatbots and detect the presence of inclusive conversational agents as an adjunct in the context of Information Mediation. For the exploratory research of quantitative approach, it employs as method the preliminary literature review supported by metrics, through data analysis in Scopus, Google Search and Dimensions databases. The results are limited due to the fact that this is an ongoing research, however, preliminary analyses indicate that the generic term retrieves a more expressive amount.
References
BARBOSA, C. V. T. Chatbots e acessibilidade: uma investigação sobre a acessibilidade dos assistentes virtuais com enfoque em pessoas com deficiência visual. Dissertação (Mestrado em Design). Centro de Artes e Comunicação. Programa de Pós-Graduação. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
BIBLIOMETRIX. Disponível em: https://www.bibliometrix.org/home/. Acesso em: 25 abr. 2023.
CORE. Base mundial de acesso aberto. Disponível em: https://core.ac.uk/ Acesso em: 25 abr. 2023.
CRUZ, Leôncio Teixeira. ALENCAR, Antonio Juarez. SCHMITZ, Eber Assis. Assistentes Virtuais Inteligentes e Chatbots: um guia prático e teórico sobre como criar experiências e recordações encantadoras para os clientes da sua empresa. Rio de Janeiro: Brasport, 2018.
DIMENSIONS. Disponível em: https://l1nq.com/dimensionspesquisapreliminarsobrechatbots. Acesso em: 25 abr. 2023.
MOBILE Time. Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, 2022. Disponível em: https://www.mobiletime.com.br/pesquisas/mapa-do-ecossistema-brasileiro-de-bots-2021/. Acesso em 25 abr. 2023.
FARIAS, Diliane Salustiano de. Chatbots em Serviços na perspectiva dos consumidores: uma Análise Bibliométrica. TCC (Bacharelado em Administração) da Universidade Federal de Campina Grande2022.
GOOGLE Scholar. Disponível em: https://scholar.google.com.br/?hl=pt. Acesso em: 25 abr. 2023.
MELO, Silvana Morita.; PESSOA, Eloiziane Barbosa; PASCHOAL, Leo N. Uma análise sistemática sobre o uso de chatbots para ensino de computação no Brasil. RENOTE, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 94–103, 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.129155. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/129155. Acesso em: 7 jan. 2023.
SCORPUS. Disponível em: https://www-scopus.ez9.periodicos.capes.gov.br/search/form.uri?display=basic#basic. Acesso em: 25 abr. 2023.
SILVA, Rafael João da. Batendo um papo com a informação: o uso dos chatbots para a recuperação da informação e a contribuição da Ciência da Informação nesse processo. 2020. Dissertação (Mestrado em Organização, Mediação e Circulação da Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem ao Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação (SITI) o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.