v. 7 (2025): Anais do VII Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação
O VII Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação (SITI), realizado no período de 1 a 7 de outubro de 2025, no Centro de Inovação - Polo Tecnológico do Jaraguá, em Maceió, é um evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCI/UFAL), Brasil, em pareceria com o Programa de Maestría en Gestión de la Información da Universidad Nacional Mayor de San Marcos (PMGI/UNMSM), Peru, que tem como finalidade a comunicação e a divulgação de pesquisas concluídas e em andamento relacionadas à temática do evento.
A conferência de abertura, “Informação e Tecnologia para sustentabilidade: caminhos para uma práxis inovadora”, foi proferida pelo Professor Doutor Vandick da Silva Batista (Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Brasil), no dia 1º, às 20h00.
Durante a sétima edição, foram realizadas sete mesas redondas:
- "Repositórios Digitais Confiáveis (RDCS) no Poder Judiciário", com as participações de Alexandre Oliveira (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT), Claudemiro Avelino de Souza (Centro de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça de Alagoas - CCM/TJAL), Ívina Flores Melo (IBICT), e Leolíbia Luana Linden (Universidadade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS), e a mediação do Professor Doutor Daniel Flores (UFAL).
- “Digitalização, preservação e restauração de documentos”, com as participações de Almiraci Dantas dos Santos (Biblioteca Pública Municipal Graciliano Ramos – BPMGR), Flávia Helena Conrado Rossato (Escritório Regional Sul do Arquivo Nacional – ERS/NA), e Bruno Cavalcante (Rede Nacional de Pesquisa – RNP), e a mediação da Professora Doutora Francisca Rosaline Leite Mota (UFAL).
- “Integridade da Informação”, com as participações de Wendel Palhares (Secretaria de Estado da Comunicação – SECOM/AL), Andréa Moreira Gonçalves de Albuquerque (UFAL), Abidias Martins (Jornal do Abidias), Olga Myllena Diniz Botelho Santana (IBICT), Janaína Diniz Guedes (Secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos – SEMUDH/AL), e Didier Álvarez Zapata (Universidad de Antioquia – UA, Colômbia), e a mediação do Professor Doutor Willian Lima Melo (UFAL).
- “A importância da Biblioteconomia no fomento à educação para o desenvolvimento sustentável no Brasil”, com as participações de Dalgiza Andrade Oliveira (Conselho Federal de Biblioteconomia – CFB), Maria das Graças Vidal de Negreiros de Oliveira (Conselho Regional de Biblioteconomia da 4ª Região – CRB-4), João Victor da Silva (Centro Acadêmico Manuel Bastos Tigre, Curso de Biblioteconomia da UFAL), e Marta Maria Pimentel Cavalcante (Cooperativa Nacional de Trabalho dos Bibliotecários e Profissionais da Informação – Bibliocoop), e a mediação da Mestranda Mônica Cristiane Cabral Neri (UFAL).
- “Vozes de todos os territórios”, com as participações de Antonio Daniel Carvalho (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas – FAPEAL), Eliane Lourdes da Silva Moro (UFRGS), Lizandra Brasil Estabel (UFRGS), e Magnolia Rejane Andrade dos Santos (UFAL).
- “Digitalização e guarda de documentos: antigos desafios e novas perspectivas”, com as participações de Marcia Aparecida Vargas dos Santos (Imprensa Oficial Graciliano Ramos), Danilo Luiz Marques (Núcleo de Estudos Afro- brasileiros e Indígenas da Universidade Federal de Alagoas – NEABI/UFAL), Wilma Maria Nóbrega Lima (Arquivo Público de Alagoas – APA), Victor Lemos Tenório (Gedsolution), Elaine Cristina Pimentel Costa (Faculdade de Direito de Alagoas – FDA/UFAL), Josias de Sousa Lima (Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DRCA/UFAL), Simoneide Araújo (Assessoria de Comunicação – ASCOM/UFAL) e Taciana Melo dos Santos (Fundação Universitária de Desenvolvimento de Pesquisa e Extensão - Fundepes), e a mediação de Professora Doutora Francisca Rosaline Leite Mota (UFAL).
- “Transformação Digital e desenvolvimento sustentável alinhados com a soberania nacional”, com as participações de Alexandra Lilaváti Pereira Okada (Open University, Reino Unido – OU/UK), Virgínia Carvalho Chalegre (T-Acess), Ronaldo Ferreira Araújo (UFAL), Hugo Valadares (Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – DCTID/MCTI), Georginei Souza Neri (Ponto de Presença da Rede Nacional de Pesqusia em Alagoas – POP/AL-RNP), Pedro Ivo Moraes de Souza (Secretaria de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio – SEPLAG/AL) e Marcelo Dantas Aguiar (Prefeitura Municipal de Jundiaí - PMJ).
A conferência de encerramento, “Raízes em Rede: Letramento 5.0 para Povos Originários”, foi proferida pela Professora Dra. Rossana Moura (Instituto Anjos Digitais - IAD, Brasil), no dia 7, às 17h00.
Além dessas atividades, lançamentos de livros, Master Class, e Prêmio dos Melhores Trabalhos apresentados no VII SITI. Veja a programação completa e mais informações no site do evento.
