Mediação da informação no ambiente escolar para o combate à desinformação

Auteurs

Mots-clés :

mediação da informação, desinformação, combate à desinformação nas escolas

Résumé

O texto apresenta reflexões preliminares a respeito da mediação da informação para o combate à desinformação no ambiente escolar. Como pressuposto de estudo que visa responder como combater à disseminação de fake news que gera desinformação no ambiente escolar?. Para iniciar as reflexões que visam buscar respostas, e com base na revisão de literatura, foi empregado o estudo de aporte teórico. A reflexão buscou apresentar a mediação no contexto atual das redes, a relação com a ciência da informação, direcionada para a educação e as redes da web; e as possibilidades de ações de combate e mitigação da disseminação de fake news que geram desinformação.

 

Biographies de l'auteur

  • Edno Santos, Universidade Federal de Alagoas

    Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Alagoas.

  • Juliana Fachin, Universidade Federal de Alagoas

    Doutora e Mestre em Ciência da Informação e Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina . Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas.

Références

ALMEIDA JÚNIOR. O. F. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 89-103, jan./dez. 2009. Disponível em: https://brapci.inf.br/_repositorio/2010/01/pdf_9aa58ba510_0007871.pdf. Acesso em: 3 jul. 2024.

ALMEIDA, Marco Antônio de. Mediações da cultura e da informação: perspectivas sociais, políticas e epistemológicas. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, [S. l.]. v. 1, n. 1, p.01-10, 2008.

ALMEIDA, Regina Oliveira de. Mediação e letramento informacional: algumas considerações. Revista Analisando em Ciência da Informação: RACin, João Pessoa, v. 4, n. 2, p. 1-20, jul./dez. 2016. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/80829. acesso em: 10 jul. 2024.

BICHERI, A. L. A. O. A mediação do bibliotecário na pesquisa escolar face à crescente virtualização da informação. 2008. 197 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/93713. Acesso em: 10 jul. 2024.

CHOMSKY, Noam; HERMAN, Edward S. A manipulação do público. Tradução de Bazán Tecnologia e Lingüística. São Paulo: Futura. 2003. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5190794/mod_resource/content/1/A%20manipula%C3%A7%C3%A3o%20do%20p%C3%BAblico.pdf Acesso em: 29 jun. 2024.

DAVALLON, Jean. A mediação: a comunicação em processo. Prisma.com: Revista de Ciências da Informação e da Comunicação do CETAC, Portugal, n. 04, jun. 2007.

DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da Informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação? Tradução Bernadete Siqueira Abraão. São Paulo: Futura, 1998.

FACHIN, Juliana; ARAUJO, Nelma Camelo; SOUSA, Juliana Carvalho de. Credibilidade de informações em tempos de COVID-19. Rev. Interam. Bibliot [online]. 2020, v.43, n.3, e3. Epub maio, 2021. https://doi.org/10.17533/udea.rib.v43n3erf3. Acesso em: 29 jun. 2024.

FACHIN, Juliana. Mediação da Informação na Sociedade do Conhecimento. BIBLOS: Revista Do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v.27, n.1, p. 25–42, 2013. Disponível em: https://furg.emnuvens.com.br/biblos/article/view/3096/2390 Acesso em: 29 jun. 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos oprimidos. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Disponível em: https://cpers.com.br/wp-content/uploads/2019/10/Pedagogia-do-Oprimido-Paulo-Freire.pdf Acesso em: 29 jun. 2024.

GRAVES, Lucas. Deciding what’s true: the rise of political fact-checking in American journalism. New York: Columbia University Press, 2016. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1461444818795694?journalCode=nmsa . Acesso em 25 jun. 2024.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2008. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/Por_uma_outra_globaliza%C3%A7%C3%A3o/eBxvwrQXd58C?hl=pt-BR&gbpv=1&pg=PP1&printsec=frontcover Acesso em: 29 jun. 2024.

SANTOS NETO, J. A.; BORTOLIN, S.; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. A concepção de apropriação da informação nos periódicos da área “Comunicação e Informação” e Anais do ENANCIB. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18., 2017, Marília. Anais [...]. Marília: ANCIB, 2017. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XVIII_ENANCIB/ENANCIB/paper/viewFile/%205 46/688. Acesso em: 29 jun. 2024.

SARACEVIC, Tefko. Ciência da Informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996.

Téléchargements

Publiée

2024-12-23

Numéro

Rubrique

EXT 1 - Produção, Mediação e Gestão da Informação

Comment citer

Mediação da informação no ambiente escolar para o combate à desinformação. (2024). Seminário Internacional De Informação, Tecnologia E Inovação, 6, e138. https://observinter.al.org.br/index.php/siti/article/view/138