Alfabetização Midiática e Informacional e o Bibliotecário educador
Mots-clés :
Alfabetização Midiática Informacional, Bibliotecário educador, informação em saúdeRésumé
Apresenta aspectos referentes à Alfabetização Midiática e Informacional com as práticas bibliotecárias e serviços oferecidos à comunidade pelas bibliotecas concernente ao desenvolvimento de habilidades e competências do bibliotecário nos serviços informacionais e midiáticos em saúde. Os impactos sociais das mudanças do mundo analógico para o digital tornam imprescindível bibliotecas atentas aos cenários inovadores com possibilidades de incorporação de tais práticas. Com abordagem qualitativa, dentre os resultados, verifica-se que os bibliotecários precisam assumir papéis de destaque em equipes multiprofissionais de saúde, como mediadores e as informações e como educadores no processo de construção de novos conhecimentos.
Références
ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. Biblioteca Pública: avaliação de serviços. Londrina: Eduel, 2013.
ARAÚJO, E. L. G. de; VILA, M. D. P. A Biblioteca e suas Tipologias. In: CONGRESSO DE GESTÃO PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE, 13., 2019, Natal. Anais Biblioteca do Campus Socorro utiliza os Jogos para Tornar a Aprendizagem mais Lúdica. Aracaju, 4 jan. 2018. Disponível em: http://www.ifs.edu.br/central-de- conteudo/noticias-biblioteca/6329-biblioteca-do-campus-socorro-utiliza-os-jogos-para- tornar-a-aprendizagem-mais-ludica. Acesso em: 15 jun. 2024.
BRITO, L. J. et al. Competências do Profissional de Informação em Saúde: considerações iniciais. In: DUARTE, Z.; FARIAS, L. (org.). A Medicina na Era da Informação. Salvador: EDUFBA, 2009. P. 365-374. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/160/4/A%20medicina%20na%20era%20da%20 informacao.pdf. Acesso em: 15 jun. 2024.
CARVALHO, M. J. J.; RIOS, S. V. S.; ALMEIDA, R. Criação do Grupo de Bibliotecários em Ciências da Saúde em Âmbito Nacional. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL “A MEDICINA NA ERA DA INFORMAÇÃO”, 3., 2014, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2014. p. 1-10. Destinado a los Docentes. Paris, 2011.
Eletrônicos [...]. Natal: Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, 2019.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREITAS, F. N.; SARAIVA, L. R.; BATISTA, T. Alfabetização em Informação para Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde: recurso para melhoria na mediação e transferência de informações. In: CUEVAS, A.; SIMEÃO, E. (coord.). Alfabetização Informacional e Inclusão Digital: modelo de infoinclusão social. Brasília, DF: Thesaurus, 2011. P. 159-183.
GOMES, H. F. Mediação da Informação e suas Dimensões Dialógica, Estética, Formativa, Ética e Política: um fundamento da Ciência da Informação em favor do protagonismo social. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 30, n. 4, p. 1-23, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/57047. Acesso em: 9 jun. 2023.
GRIZZLE, Alton. Programa de Formación en Alfabetización Mediática e Informacional: dretrizes para a formulação de políticas e estratégias. Brasília : UNESCO, Cetic.br, 2016. Diponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000246421. Acesso em: 9 jun. 2023.
GROGAN, D. A Prática do Serviço de Referência. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2001. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE. Disponível em:
https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/953. Acesso em: 9 jun. 2023.
LOPES, L. M. D. Realidade Aumentada como Inovação das Práticas de Leitura. Santa Catarina, 2019.
MORO, E. L. S.; ESTABEL, L. B. Mediadores de Leitura na Família, na Escola, na Biblioteca, na Bibliodiversidade. In: NEVES, I. C. B.; MORO, E. L. S.; ESTABEL, L. B. (org.). Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade. Porto Alegre: UFRGS, 2012. P. 41- 64. Disponível em: http://www.congesp.rn.gov.br/anais/publiatuais/27.pdf. Acesso: 10 jun. 2024.
PRADO, J. M. K.; CAVAGLIERI, M. A Inovação para os Bibliotecários de uma Instituição de Educação Profissional: conhecendo o perfil para continuar inovando. REBECIN, Sergipe, v. 3, n. 2, p. 93-108, 2016. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/49.
RAABE, A.; GOMES, E. B. Maker: uma nova abordagem para tecnologia na educação. Revista Tecnologias na Educação, Belo Horizonte, v. 26, n. 10, 2018. Disponível em: https://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2018/09/Art1- vol.26EdicaoTematicaVIIISetembro2018.pdf. Acesso em: 17 jun. 2024.
SANTA ANNA, J.; GREGÓRIO, E.; GERLIN, M. M. Atuação Bibliotecária além da Biblioteca: o espaço de leitura do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM). Revista ACB, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 77-88, 2014. Disponível em: https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/953. Acesso em: 9 jun. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Grupo de Pesquisa em Leitura, Informação e Acessibilidade. Cartilha para a Promoção da Alfabetização Midiática e Informacional para a Saúde: um clique pode mudar uma vida. Porto Alegre: UFRGS, 2023. Disponível em: http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/arquivos/guia-alfabetizacao- midiatica Acesso em: 25 jun. 2024.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Anais do Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem ao Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação (SITI) o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.