Gestão pública, silos de informação e teletrabalho

estudo de caso da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas

Auteurs

Mots-clés :

teletrabalho, silos de informação, gestão pública

Résumé

Este artigo traz uma revisão sistemática sobre o teletrabalho e suas consequências, diante da crise sanitária instalada pela pandemia do COVID-19. Revisa conceitos sobre a nova gestão Pública, ou Administração Gerencial, iniciada na década de setenta no Brasil e analisa os conceitos de silos de informação que surgem como um entrave à produtividade no teletrabalho nas empresas. A metodologia utilizada é de natureza quantitativa com os servidores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas sobre a inserção da modalidade de trabalho home office.

Biographies de l'auteur

  • Maria Beatriz Oliveira da Silva, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas

    Doutoranda em Sociedade, Tecnologia e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Maceió, Mestra em Administração pela MUST University, Estados Unidos da América, e Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas. Analista de Planejamento, Elaboração e Acompanhamento de Planos, Programas e Projetos da  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas.

  • Maytê Luanna Dias de Melo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas

    Doutora e Mestra em Ciência da Informação, e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Substituta do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas. Colaboradora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas.

  • Mário Jorge de Melo Filho, Universidade Federal de Alagoas

    Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Alagoas.

  • Victor Lemos Tenório, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas

    Mestre em Modelagem Computacional do Conhecimento pela Universidade Federal de Alagoas, e Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas.

  • Teresa Cristina Ribeiro da Trindade, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas

    Especialista em Gestão Pública e Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Alagoas. Colaboradora da Fundação de Amparo à  Pesquisa do Estado de Alagoas.

Références

FERREIRA, A. R. et al. Informação em Silos: o contributi das humanidades digitais para descontrução dos silos de informação nas organizações. In: VII ENCONTRO IBÉRICO EDICIC , 7, 2017, Coimbra. Anais [...]. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2017.

LIMA FILHO, S. et al. Análise de eficiência na gestão de recursos das Instituições Federais de Ensino Superior à luz da nova administração pública. Revista Contemporânea de Contabilidade, v.17, n.43, p.88-103, abr./jun. 2020. Disponível em: AnlisedeEficincianaGestodeRecursosdasInstituies_66053-265686-1-PB.pdf. Acesso em: 22 maio 2024.

MENDES, D. C. et al. A Realidade do Trabalho Home Office na Atipicidade Pandêmica. Revista Valore, Volta Redonda, v.5, p. 160-191., 2020. Disponível em: Vista do A REALIDADE DO TRABALHO HOME OFFICE NA ATIPICIDADE PANDÊMICA. Acesso em: 22 maio 2024.

PEQUENO, A. Administração de recursos humanos. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018. Vol. 1.

SANTOS, Anna Karollyne Moreira. O avanço do Teletrabalho no Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/33348/4/Avan%c3%a7oTeletrabalhoBrasil.pdf. Acesso em: 22 maio 2024.

SCHWAB, Klaus. A quarta revolução industrial. São Paulo : Edipro, 2016.

Téléchargements

Publiée

2024-12-23

Numéro

Rubrique

EXT 2 - Informação, Comunicação e Processos Tecnol´ógicos

Comment citer

Gestão pública, silos de informação e teletrabalho: estudo de caso da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas. (2024). Seminário Internacional De Informação, Tecnologia E Inovação, 6, e183. https://observinter.al.org.br/index.php/siti/article/view/183