Competência crítica em informação dos povos originários

reflexões a partir da teoria da decolonialidade

Autores

Palavras-chave:

competência crítica em informação, povos originários, resistência social, decolonialidade do saber

Resumo

No mundo contemporâneo, cada vez mais globalizado, a competência crítica em informação pode se apresentar como essencial para a manutenção da diversidade cultural e para a resistência e a emancipação contra a opressão e a homogeneização cultural impostas por forças dominantes. Assim, este trabalho busca refletir sobre possíveis contribuições da competência crítica em informação contra as formas de opressão no contexto dos povos originários. Procedimentalmente, apresenta um conjunto de análises e discussões resultantes de levantamentos bibliográficos realizados durante a elaboração do referencial teórico de uma pesquisa de doutorado, que tem como tema central a competência crítica em informação no contexto dos povos indígenas. Considera-se que as reflexões acerca da colonialiadade, especialmente da colonialidade do saber, são essenciais para a compreensão das potencialidades da competência crítica da informação como estratégia de resistência e de superação das condições de subalternização, de opressão, de marginalização e de exclusão por que passam as sociabilidades dos povos originários. 

Biografia do Autor

  • Angerlânia Rezende, Universidade Federal da Paraíba

    Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco.

  • Eliane Bezerra Paiva, Universidade Federal da Paraíba

    Doutora em Letras, Mestra em Ciência da Informação e Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba. Professora da Universidade Federal da Paraíba.

  • Edivanio Duarte de Souza, Universidade Federal de Alagoas

    Doutor em Ciência da Informação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Referências

ALMEIDA, Maria Celestino. Os índios na história do Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 2010.

ARRUDA, Maria Aparecida Jacques de; CALDAS, Rosangela Formentini. Sistemas de mediação cultural no âmbito dos saberes indígenas. In: LIMA, Izabel França de; MOURA, Maria Aparecida. (Orgs.). Informação, estudos étnico-raciais, gênero e diversidades. Florianópolis, SC: Rocha Gráfica e Editora; Selo Nyota, 2023.

BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n. 11, p. 89–117, 2013. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/2069. Acesso em: 22 maio 2024.

BANIWA, Gersem dos Santos Luciano. A história e cultura indígena no contexto da Lei 11.645/08: reflexos na educação brasileira. Revista de Educação do COGEIME, Manaus, v. 25, n. 49, p. 11-23, 2016. Disponível em: http://cogeime.org.br/revista-da-educ/edicao-21/. Acesso em: 15 mar. 2024.

BRISOLA, Anna Cristina. Competência crítica em informação como resistência à sociedade da desinformação sob um olhar freiriano: diagnósticos, epistemologia e caminhos ante às distopias informacionais contemporâneas. 2021. 293 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/1165/1/BRISOLA_ANNA_TESE_A%20CCI%20como%20Resist%C3%AAncia.pdf. Acesso em: 11 jan. 2024.

CAVALCANTE, Anderson Victor Barbosa; SOUZA, Edivanio Duarte de Souza; BUFREM, Leilah Santiago. Teoria crítica da informação: um conceito, uma teoria. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 23., 2023, São Cristóvão, SE. Anais [...] São Cristóvão, SE: PPGCI/UFS, 2023. Disponível em: https://www.ancib.org.br/enancib/index.php/enancib/xxxiiienancib/paper/viewFile/2033/1403. Acesso em: 22 jun. 2024.

DEROCHE, Frédéric. La notion de “peuples autochtones”: une synthèse des principaux débats terminologiques. In: FRITZ, Jean Claude; DEROCHE, Fréderic; FRITZ, Gérard. La nouvelle question indigène: Peuples autochtones et ordre mondiale. Paris: L’Harmattan, 2005.

DORRICO, Julie. Vozes da literatura indígena brasileira contemporânea: do registro etnográfico à criação literária. In: DORRICO, Julie; DANNER, Leno; CORREIA, Heloisa; DORRICO, Julie; DANNER, Fernando; DANNER. Literatura indígena brasileira contemporânea: criação, crítica e recepção. Porto Alegre, RS: Editora, 2020.

ELMBORG, James. Critical information literacy: definitions and challenges. In: WILKINSON, Carroll Wetzel; BRUCH, Courtney (Orgs.). Transforming information literacy programs: intersecting frontiers of self, library culture, and campus community. Chicago, IL: Association of College and Research Libraries, 2012.

ELMBORG, James. Critical information literacy: implications for instructional practice. The Journal of Academic Librarianship, Amsterdam, v. 32, n. 2, p. 192-199, 2006.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MALDONADO-TORRES, Nelson. La descolonización y el giro des-colonial. Tabula rasa, Bogotá, Colómbia, n. 9, p. 61-72, jul./dez. 2008. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/tara/n9/n9a05.pdf. Acesso em: 22 jun. 2024.

MIGNOLO, Walter. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista brasileira de Ciências Sociais, v. 32, n. 94, p. 1-18, jun. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/nKwQNPrx5Zr3yrMjh7tCZVk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 maio 2024.

OLIVEIRA, Damião Bezerra; GOMES, Raphael Carmesin. Epistemologia de fronteiras em Walter Mignolo: compreensão, críticas e implicações na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 35, n. 74, p. 643–677, 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55175. Acesso em: 22 maio. 2024.

OLIVEIRA, Maria Lívia Pachêco de; SOUZA, Edivanio Duarte de. Competência crítica e desordem da informação: da atuação dos agentes ao protagonismo social. In: Arthur Coelho Bezerra; Marco Schneider. (Org.). Competência crítica em informação: teoria, consciência e práxis. Rio de Janeiro: IBICT, 2022. p. 77-86. Disponível em: https://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/1200/1/Bezerra%20%26%20Schneider%20-%20Compet%c3%aancia%20Cr%c3%adtica%20em%20Informa%c3%a7%c3%a3o%20%282022%29.pdf. Acesso em: 22 jun. 2024.

PAIVA, Eliane Bezerra. Narrativas indígenas: construindo identidades e constituindo-se em fontes de informação. 2013. 199f. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.

PEREIRA, Beneildo Rodrigues Oliveira; PINHEIRO, Edna Gomes; SOUZA, Edivanio Duarte de. Ética intercultural da informação: convergências teórico-conceituais em torno do pensamento de fronteira. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 23., 2023, São Cristóvão, SE. Anais [...] São Cristóvão, SE: PPGCI/UFS, 2023. Disponível em: https://ancib.org/enancib/index.php/enancib/xxxiiienancib/paper/viewFile/1746/1149. Acesso em: 22 jun. 2024.

PEREIRA, Beneildo Rodrigues Oliveira; SOUZA, Edivanio Duarte de. Patentes e conhecimentos tradicionais: uma breve discussão acerca da apropriação de propriedades coletivas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 22., 2022, Porto Alegre. Anais [...] Porto Alegre: PPGCI/UFRS, 2022. Disponível em: https://enancib.ancib.org/index.php/enancib/xxiienancib/paper/view/1046/768. Acesso em: 22 jun. 2024.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder y clasificación social. Buenos Aires: Clacso, 2014.

REZENDE, Angerlânia et al. Povos Originários/Indígenas em foco guia de fontes de informação especializada. Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v. 8, n.2, jul./dez 2023. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/59539. Acesso em: 20 jan. 2024.

RODRÍGUEZ, Victor Gabriel. O ensaio como tese: estética e narrativa na composição do texto científico. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

SCHNEIDER, Marco. CCI/7: Competência crítica em informação (em 7 níveis) como dispositivo de combate à pós-verdade. In: BEZERRA, Arthur Coelho et al. (Orgs.). iKrítika: estudos críticos em informação. Rio de Janeiro: Garamond, 2019, p. 73-116.

TERENA, Marcos. “Itinenóe Purutuíhako, Ainapó Nhakóe Ambenha Nhánheke, Vookuke Gonhuhótimo Kali Inzonéo, Kuánemaka Kali Émó-Hum, Enómone Vomixóne Ihái Vovokuké”. In: MORIN, Edgar. Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar. Rio de Janeiro: Garamond, 2010. p. 15-34.

TEWELL, Eamon. A decade of critical information literacy. Communications in Information Literacy, v. 9, n. 1, 2015. Disponível em: https://pdxscholar.library.pdx.edu/comminfolit/vol9/iss1/2/. Acesso em: jan. 2022.

UNDRIP. Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: https://www.acnur.org/fileadmin/Documentos/portugues/BDL/Declaracao_das_Nacoes_Unidas_sobre_os_Direitos_dos_Povos_Indigenas.pdf. Acesso em: 03 ago. 2023.

Downloads

Publicado

23.12.2024

Edição

Seção

EXT 1 - Produção, Mediação e Gestão da Informação

Como Citar

Competência crítica em informação dos povos originários: reflexões a partir da teoria da decolonialidade. (2024). Seminário Internacional De Informação, Tecnologia E Inovação, 6, e133. https://observinter.al.org.br/index.php/siti/article/view/133