A mediação da informação na era da pós-verdade

uma análise conceitual para construção de sentidos referenciais

Autores

Palavras-chave:

mediação da informação, pós-verdade, desinformação, interferência

Resumo

Este estudo discute as perspectivas conceituais de mediação da informação, tendo como problematização a seguinte pergunta: como é possível identificar e propor um conceito de mediação no domínio da Ciência da Informação? O objetivo é investigar os conceitos de mediação e mediação da informação a partir de um diálogo entre algumas áreas do conhecimento das ciências sociais, visando à proposição de um conceito de mediação no campo da Ciência da Informação. A metodologia do estudo é constituída de uma pesquisa bibliográfica mediante um diálogo com autores/textos diversos que abordam conceitualmente a mediação da informação. Conclui-se que o conceito de mediação no campo da Ciência da Informação ainda está em pleno desenvolvimento podendo se constituir como conjunto construtivo de práticas de intervenção e interferências tipificada por elementos técnicos, pedagógicos e institucionais.

Biografia do Autor

  • Thiago Felipe Soares da Silva, Universidade Federal de Alagoas

    Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Alagoas.

  • Marcos Aparecido Rodrigues do Prado , Universidade Federal de Alagoas

    Doutor em Ciência da Informação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas.

Referências

PIMENTA, R. M.; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Tendências da pesquisa brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 89-03, jan./dez. 2009. Disponível em: https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/170. Acesso em: 22 dez. 2022.

BARBERO, Jesús Martín. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia", Editora UFRJ, 1987.

CAPURRO, R. Epistemologia e Ciência da Informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., Belo Horizonte, 2003. Anais [...] Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2003.

DEBONS, Anthony. Information Science: an interdisciplinary aApproach. New York: Marcel Dekker, 1980.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Martins Fontes, 1983.

PINHEIRO, M. M. K.; BRITO, V. P. Em busca do significado da desinformação. DataGramaZero, Rio de Janeiro. v. 15, n. 6, dez. 2014.

SHERA, J. The Foundations of Information Science. In: MACHLUP, F.; MANSFIELD, U. (Edit.). The information society: its philosophy, development, and impact. New York: Wiley, 1983. p.13-24.

SILVA, J. L. C. Necessidades de informação e satisfação do usuário: algumas considerações no âmbito dos usuários da informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 3, n. 2, p. 102-123, jul./dez. 2012.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

30.11.2023

Edição

Seção

EXT 1 - Produção, Mediação e Gestão da Informação

Como Citar

A mediação da informação na era da pós-verdade: uma análise conceitual para construção de sentidos referenciais. (2023). Seminário Internacional De Informação, Tecnologia E Inovação, 5, e104. https://observinter.al.org.br/index.php/siti/article/view/104