Gerenciamento eletrônico de documentos no DETRAN/AL
Palavras-chave:
documento eletrônico, GED, DETRAN/ALResumo
O acúmulo de papéis nas diversas empresas vem aumentando a cada dia. Para cuidar da organização e segurança destes documentos, iniciaram-se os estudos em relação ao GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos). sendo a soma de todas as tecnologias e produtos que visam o gerenciamento de informações de forma eletrônica, fechando o ciclo completo, desde sua criação até o seu arquivamento. Este trabalho tem como objetivo avaliar a satisfação dos usuários do sítio do DETRAN/A, na implantação do Gerenciamento Eletrônico de Documentos, Analisando os fatores impactantes para seu funcionamento. Caracteriza e contextualiza as primeiras iniciativas de GED no Brasil, como a legislação que regulamenta esta prática. Identifica suas vantagens e desvantagens, bem como sua usabilidade na percepção dos usuários internos, através de um questionário respondido por 50 usuários internos que disseram o que pensavam sobre o GED e suas aplicações no órgão. Nas considerações finais demonstra-se que o sistema é bom e fácil de manusear, ressaltando que o sistema atende as necessidades do setor.
Referências
ANDRADE, Marcos Vinícius Mendonça. Gerenciamento Eletrônico da Informação: ferramenta para a gerência eficiente dos processos de trabalho. Arquivar, Rio de Janeiro. 2002. Disponível em:
http://www.fortaleza.arquivar.com.br/espaco_profissional/sala_leitura/artigos/Gerenciamento_Eletronico_da_Informacao.pdf. Acesso em: 23 jul. 2023.
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução a metodologia do trabalho científico. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
ARAÚJO, A. P. da S. S.; COELHO, I. S. Gestão de Documentos: Uma Prática de Gestão da Informação. In: ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO, 10., Goiânia, 2009. Anais [...] Goiânia: UFG, 2009.
AVENDON, Don M. GED de A a Z: tudo sobre gerenciamento eletrônico de documentos. Tradução Roberta da Silva Aquino. São Paulo: CENADEM, 2002. 200 p.
BALDAM, Roquemar; VALLE, Rogério; CAVALCANTI, Marcos. GED: Gerenciamento Eletrônico de Documentos. São Paulo: Ed. Érica, 2002. 204 p.
BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de Informação: o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva, 2006. 282p.
CENCI, Jackson Antônio. Gerenciamento eletrônico de documentos: um estudo teórico para definição do projeto openged. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Informática) Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade do Planalto Catarinense, Lages-SC. 2002.
CENTRO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO GERENCIAMENTO DA INFORMAÇÃO (CENADEM). O portal do GED no Brasil. Disponível em: www.cenadem.com.br. Acesso em 24 jul. 2023.
CUNHA, Murilo Bastos da. Metodologias para Estudo dos Usuários de Informação cientifica e tecnológica. Rev. Biblioteconomia, Brasília, v. 10, n.2, p. 5-20.
D’OLIVEIRA E SILVA, Flávio Luiz. Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED): Natureza, Princípio e Aplicações. Cuiabá: MT, 2001. Disponível em: http://www.ndc.uff.br/textos/gei.pdf. Acesso em: 15 maio 2023.
DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Polis, 2002. 152 p.
DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE ALAGOAS. Disponível em: www.detran.al.gov.br. Acesso em 20 jun. 2023.
FANTINI, Sérgio Rubens. Aplicação do gerenciamento eletrônico de documentos: estudo de caso de escolha de soluções. 2001. 104 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.
INDOLFO, Ana. C. Gestão de documentos: conceitos e procedimentos básicos. Rio de Janeiro: Ministério da Justiça/Arquivo Nacional, 1995.
KOCH, Walter W. Gerenciamento eletrônico de documentos – GED: conceitos, tecnologias e considerações gerais. São Paulo: Cenadem, 1998.
LOPES, Uberdan dos Santos. Arquivos e a Organização da Gestão Documental. In: Rev. ACB: Biblioteconomia, Santa Catarina, v. 8/9, p. 120, 2003/2004.
RODRIGUES, Ana Márcia Lutterbach. A Teoria dos Arquivos e a Gestão dos Documentos. Perspect. Ciênc. Inf., Belo Horizonte, v. 11 n. 1, p. 102-117, jan/abr. 2006. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23725/19192. Acesso em: 20 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem ao Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação (SITI) o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.