A comunicação científica na web social

indicadores da produção científica dos docentes dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Comunicação científica, Divulgação científica, Mídias sociais

Resumo

O presente trabalho busca analisar questões de comunicação científica, através da web social e as mídias sociais genéricas. Partindo da premissa que a produção científica no país, em sua grande maioria, é de responsabilidade dos programas de pós-graduação fora escolhido a área de concentração Ciência da Informação. Foram encontrados 27 programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação, que ofertam mestrados acadêmicos, mestrados profissionais e mestrados e doutorados espalhados pelas cinco regiões do país. Entendendo que a pesquisa se encontra em fase inicial, espera-se identificar um cenário favorável na web social a divulgação da produção cientifica.

Biografia do Autor

  • Janyelle Mayara Bento de Melo, Universidade Federal de Alagoas

    Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Alagoas.

  • Ibsen Mateus Bittencourt Santana Pinto, Universidade Federal de Alagoas

    Doutor em Administração de Empresas. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal de Alagoas.

Referências

ARAUJO, Ronaldo Ferreira. Os estudos cibermétricos da informação das estruturas web aos recursos da web social. In: _____. Estudos métricos da informação na web: atores, ações e dispositivos informacionais. Maceió: EDUFAL, 2015.

CARIBÉ, Rita de Cássia do Vale. Comunicação científica: reflexões sobre o conceito. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.25, n.3, p. 89-104, set./dez. 2015. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/23109. Acesso em: 08. jan. 2019.

CASTRO, Regina C. Figueiredo. Impacto da Internet no fluxo da comunicação científica em saúde. Revista de Saúde Pública, São Paulo, n. 40, p. 57-63, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102006000400009. Acesso em: 22 dez. 2018.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. CAPES. Cursos avaliados e reconhecidos. 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoIes.jsf?areaAvaliacao=31&areaConhecimento=60700009. Acesso em: 10 jun. 2019.

DALFOVO, Michael Samir; LANA, Rogério Adilson; SILVEIRA, Amélia. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v. 2, n. 4, p. 01-13. 2008. Disponível em: http://rica.unibes.com.br/index.php/rica/article/view/243/234. Acesso em: 04 jan. 2019.

KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 5. ed. São Paulo: Editora Perspectiva S.A, 1997.

LE COADIC, Y-F. A Ciência da Informação. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 1996.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2000.

LIMA, Aline Poggi Lins; FREIRE, Isa Maria. As mídias sociais de olho na CI na perspectiva da disseminação da informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 19, n. 39, p. 113-132, jan./abr. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n39p113/26580. Acesso em: 04 jan. 2019.

MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.

MUELLER, Suzana Pinheiro Machado; PASSOS, Edilenice Jovelina Lima. (Orgs.) Comunicação científica. Brasília: Departamento de Ciência da Informação da Universidade de Brasília, 2000. (Estudos avançados em Ciência da Informação, 1).

ORDUÑA-MALEA, E.; MARTÍN-MARTÍN, A.; DELGADO-LÓPEZ-CÓZAR, E. The next bibliometrics: almetrics (author level metrics) and the multiple faces of author impact. El profesional de la información, v. 25, n. 3, p.485-496, maio/jun. 2016. Disponível em: http://www.elprofesionaldelainformacion.com/contenidos/2016/may/18.pdf. Acesso em: 06 jan. 2019.

PRIMO, Alex. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. Brasília: E-Compós, 2007.

SILVA, Alzira Karla Araújo da. A dinâmica das redes sociais e as redes de coautoria. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 4, n. esp., p. 27-47, out. 2014. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/21275/11747. Acesso em: 21 dez. 2018.

SPELLER, P.; ROBL, F.; MENEGHEL, S. M. (org.). Desafios e perspectivas da educação superior brasileira para a próxima década. Brasília: UNESCO, CNE, MEC, 2012. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/desafios_e_perspectivas_da_educacao_superior_brasileira_para_a_proxima_decada_pdf_only/. Acesso em: 16 dez. 2018.

TARGINO, Maria das Graças. Comunicação científica: o artigo de periódico nas atividades de ensino e pesquisa do docente universitário brasileiro na pós-graduação. 1998. 387 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação), Universidade

de Brasília, Brasília, 1998.

TARGINO, Maria das Graças. Comunicação científica: uma revisão de seus elementos básicos. Informação e Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 10, n. 2, p. 67-85, 2000. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/326/248. Acesso em: 22 dez. 2018.

Downloads

Publicado

14.06.2019

Edição

Seção

LP 2 - Informação, Comunicação e Processos Tecnol´ógicos