Estratégias infocomunicacionais na web social

uma análise espaço-temporal sobre a cultura dos influenciadores digitais

Autores

Palavras-chave:

Influenciadores digitais, YouTube, Informação, Comunicação, Usuário

Resumo

As mídias sociais, especificamente a plataforma YouTube, têm conquistado um espaço cada vez maior em comparação às mídias tradicionais. Caracterizados por produzirem conteúdos diversificados, os Influenciadores Digitais surgem exercendo um poder de persuasão sobre o estilo de vida, comportamento e hábitos de consumo dos usuários. O presente trabalho visa uma análise sobre as estratégias de comunicação e informação no YouTube, buscando compreender como estas influenciam mutuamente a postura dos youtubers e seus mais variados públicos. 

Biografia do Autor

  • Priscilla Nunes Peixoto, Universidade Federal de Alagoas

    Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Alagoas.

  • Ronaldo Ferreira de Araujo, Universidade Federal de Alagoas

    Doutor em Ciência da Informação. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Alagoas.

Referências

ARAÚJO, R. F. Atores e ações de informação em redes sociais na internet: pensando os regimes de informação em ambientes digitais. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000019017/a211224a6bda37ed5c2b01bd074fe01br. Acesso em: 3 jan. 2019.

BURGESS, Jean; GREEN, Joshua. YouTube e a Revolução Digital: como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. São Paulo: Aleph, 2009.

CALVA GONZÁLEZ, J. J. El comportamento informativo: manifestación de las necessidades de información. In: ______. Las necessidades de información: fundamentos teóricos y métodos. México: UNAM, 2004. p. 101-117.

ECHEVERRIA, J. De la filosofía de la ciencia a la filosofía de las tecno-ciencias e innovaciones. Revista Iberoamericana de ciencia, tecnología y sociedad, Buenos Aires, v. 10, n. 28, p. 109-119, enero 2015. Disponível em: http://www.revistacts.net/files/Volumen_10_Numero_28/FINAL/FINAL%20PORTUGUES/07Echeverria.pdf. Acesso em: 08 jun. 2019.

LÉVY, Pierre. Tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Ed. 34, 1993

RECUERO, Raquel. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

Downloads

Publicado

14.06.2019

Edição

Seção

LP 2 - Informação, Comunicação e Processos Tecnol´ógicos