Estratégias infocomunicacionais na web social
uma análise espaço-temporal sobre a cultura dos influenciadores digitais
Palavras-chave:
Influenciadores digitais, YouTube, Informação, Comunicação, UsuárioResumo
As mídias sociais, especificamente a plataforma YouTube, têm conquistado um espaço cada vez maior em comparação às mídias tradicionais. Caracterizados por produzirem conteúdos diversificados, os Influenciadores Digitais surgem exercendo um poder de persuasão sobre o estilo de vida, comportamento e hábitos de consumo dos usuários. O presente trabalho visa uma análise sobre as estratégias de comunicação e informação no YouTube, buscando compreender como estas influenciam mutuamente a postura dos youtubers e seus mais variados públicos.
Referências
ARAÚJO, R. F. Atores e ações de informação em redes sociais na internet: pensando os regimes de informação em ambientes digitais. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000019017/a211224a6bda37ed5c2b01bd074fe01br. Acesso em: 3 jan. 2019.
BURGESS, Jean; GREEN, Joshua. YouTube e a Revolução Digital: como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. São Paulo: Aleph, 2009.
CALVA GONZÁLEZ, J. J. El comportamento informativo: manifestación de las necessidades de información. In: ______. Las necessidades de información: fundamentos teóricos y métodos. México: UNAM, 2004. p. 101-117.
ECHEVERRIA, J. De la filosofía de la ciencia a la filosofía de las tecno-ciencias e innovaciones. Revista Iberoamericana de ciencia, tecnología y sociedad, Buenos Aires, v. 10, n. 28, p. 109-119, enero 2015. Disponível em: http://www.revistacts.net/files/Volumen_10_Numero_28/FINAL/FINAL%20PORTUGUES/07Echeverria.pdf. Acesso em: 08 jun. 2019.
LÉVY, Pierre. Tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Ed. 34, 1993
RECUERO, Raquel. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem ao Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação (SITI) o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.