Reading since childhood
are school libraries encouraging the future
Keywords:
School library, childhood reading, reader , Law n° 14,837, of april 8, 2024Abstract
School libraries are the basis that begins the planting of reading in the lives of most individuals. Therefore, the present work aims to analyze the number of readers in Brazil, and how much this number can change with incentives in school libraries. Having as a methodology to extract the data collected by the research carried out by the portrait of reading in Brazil, during the years 2015 to 2019. As a result, it exemplifies that the only age group that had a greater growth in readers over the years, was between 05 and 10 years of age, so this highlights how encouraging reading should occur from childhood.
References
ABE, Stephanie Kim. Retratos da leitura no Brasil: por que estamos perdendo leitores. CEMPEC, 22 set. 2020. Disponível em: https://www.cenpec.org.br/tematicas/retratos-da-leitura-no-brasil-por-que-estamos-perdendo-leitores#Gosto%20Pela%20Leitura%20Alto%20Entre%20Crian%C3%A7as%20%E2%80%93%20Mas%20Vai%20Diminuindo. Acesso em: 11 abr. 2024.
AGUIAR, Vera Teixeira de; BORDINI, Maria da Glória. Formação do leitor. In: AGUIAR, Vera Teixeira de; BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988. Cap. 1, p. 9-17.
ALMEIDA, E. M. et al. Biblioterapia: o bibliotecário com agente integrador e socializador da informação. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2013. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/81223 Acesso em: 11 abr. 2024.
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Leitura, mediação e apropriação da informação. In: SANTOS, Jussara Pereira (Org.). A leitura como prática pedagógica na formação do profissional da informação. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2007. 168p. p.33-45.
ATRICON - Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil. Bibliotecas nas Escolas Públicas do Brasil: dados do Censo Escolar 2022. Atricon: [s. l.], 2022. Disponível em: https://atricon.org.br/wp-content/uploads/2024/02/Bibliotecas_Escolas_Publicas.pdf. Acesso em: 15 mar. 2024.
BRASIL. Lei Nº 12.244 de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Brasília: Presidência da República, 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm. Acesso em 15 mar. 2024.
BRASIL. Lei nº 14.837, de 8 de abril de 2024. Altera a Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010, que “dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País”, para modificar a definição de biblioteca escolar e criar o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares (SNBE). Brasília: Presidência da República, 2024. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2024/Lei/L14837.htm. Acesso em: 01 maio 2024.
CALDIN, Clarice Fortkamp. A leitura como função terapêutica: biblioterapia. Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 6, n. 12, p.32-44, 2001. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2001v6n12p32/5200. Acesso em: 10 out. 2023.
CONSELHO REGIONAL DE BIBLIOTECONOMIA - 1° REGIÃO. Poder Executivo promulga lei que cria o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares (SNBE). 9 abr. 2024. Disponível em: https://crb1.org.br/site/2024/04/poder-executivo-promulga-lei-que-cria-o-sistema-nacional-de-bibliotecas-escolares-snbe/. Acesso em: 03 maio 2024.
HORELLOU-LAFARGE, Chantal.; SEGRÉ, Monique. Sociologia da leitura. Cotia: Ateliê Editorial, 2010.
IDOETA, Paula Adamo. Hábitos digitais estão 'atrofiando' nossa habilidade de leitura e compreensão? São Paulo: BBC News Brasil, 25 de abr. de 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/salasocial-47981858. Acesso em: 17 abr. 2024.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO (IPL). Retrato da Leitura no Brasil. São Paulo: IPL, 2020. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/edicao5-maceio-al/. Acesso em: 05 mar. 2024.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Quem somos: sobre o IPL. 2024. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/quem-somos/sobre-o-ipl/. Acesso em: 15 mar. 2024.
JERÔNIMO, Viviane et al. Biblioterapia na melhor idade. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.17, n.2, p.460-471, jul./dez., 2012. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/download/786/pdf. Acesso em: 18 jul. 2023.
NADAL, L. M. K.; KANO, I. T.; MELLO, J. C. R. de. Humanização e direito à educação através da biblioterapia. Biblionline, [s. l.], v. 16, n. 1, p. 110-116, 2020. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/148815. Acesso em: 18 jul. 2023.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Anais do Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem ao Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação (SITI) o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.