Study of the use of the Accessibility LaboratoryFederal University of Alagoas

Authors

Keywords:

accessibility laboratory, usage study, inclusive libraries

Abstract

Accessibility and inclusion reflects a commitment to equal opportunities for all those at the University. Thus, the objective of this work was to carry out a study on the use of the Accessibility Laboratory at the Federal University of Alagoas between the years 2022 and 2023. Research classified as exploratory, bibliographical and documentary research and a quantitative approach were established as procedures. The results obtained indicated a greater request for services in the year 2022, the users who used the services most were servers and the most used service was the adaptation of teaching material.

Author Biographies

  • Italo Rodrigo Soares dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

    Granduando em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Alagoas.

  • Roberia de Lourdes de Vasconcelos Andrade, Universidade Federal de Alagoas

    Doutora e mestra em Ciência da Informação, e Graduada em Biblioteconomia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas.

  • Marcos Aurélio Gomes, Universidade Federal de Alagoas

    Doutor e mestre em Ciência da Informação, e graduado em Biblioteconomia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

References

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Correntes teóricas da Ciência da Informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, n. 3, p. 192-204, set./dez. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652009000300013. Acesso em: 1 maio 2024.

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Estudos de usuários da informação: comparação entre estudos de uso, de comportamento e de práticas a partir de uma pesquisa empírica. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 61–78, 2016. Disponível em:

http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/2970. Acesso em: 14 maio 2024.

BRASIL. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 dez. 2005. Diponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm . Acesso em: 17 jun. 2024.

BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 jul. 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 17 jun. 2024.

BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado [...]. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 nov. 2011a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 17 jun. 2024.

BRASIL. Decreto nº 9.522, de 8 de outubro de 2018. Promulga o Tratado de Marraqueche para Facilitar o Acesso a Obras Publicadas às Pessoas Cegas, com Deficiência Visual ou com Outras Dificuldades para Ter Acesso ao Texto Impresso, firmado em Marraqueche, em 27 de junho de 2013. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 8 out. 2018. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/decreto/d9522.htm. Acesso em: 4 abr. 2024.

BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal [...]. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 nov. 2011b. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm. Acesso em: 1 maio 2024.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 jul. 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 4 abr. 2024.

FARIA, Keyla Rosa de; GOMES, Suely Henrique de Aquino; SANTOS, Andréa Pereira dos (orgs.). Bibliotecas inclusivas: informação para todas e todos. Goiânia: Cegraf UFG, 2023.

FERRÉS, Sofia Pérez. Acessibilidade Física. In: PUPO, D. T.; MELO, A. M.; FERRÉS, S. P. Acessibilidade: discurso e prática no cotidiano das bibliotecas. Campinas, SP: UNICAMP/Biblioteca Central Cesar Lattes, 2006. Cap. 4.

FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Estudos de uso e usuários da informação. Brasília: IBICT, 1994.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Incluir: apresentação. [S.l.: s.n.], 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/programa-incluir. Acesso em: 17 jun. 2024.

SILVA, Arlete Ferreira da; SPUDEIT, Daniela. Bibliotecas Inclusivas: o que posso fazer para a inclusão de pessoas com deficiência visual? São Paulo: ABECIN, 2020.

SILVA, Michele Maria; OLIVEIRA, Guilherme Saramago; SILVA, Glênio Oliveira. A pesquisa bibliográfica nos estudos científicos de natureza qualitativos. Revista Prisma, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 91-109, 2021.

SISTEMA DE BIBLIOTECAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Laboratório de Acessibilidade (LAC/UFAL). [Maceió: SIBI, 2024?]. Disponível em: https://sibi.ufal.br/portal/?page_id=3181. Acesso em: 17 jun. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Conselho Superior Universitário. Resolução Nº 09/2022-CONSUNI/UFAL. Institui o Laboratório de Acessibilidade da UFAL. Maceió: Conselho Superior Universitário, 2022. Disponível em: https://ufal.br/resolucoes/2022/rco-n-09-de-08-03-2022.pdf. Acesso em: 06 abr. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Perfil socioeconômico e cultural dos(as) estudantes da UFAL: coleção Ufal e políticas públicas de gestão da educação superior. Maceió: EDUFAL, 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Pró-Reitoria Estudantil. Instrução Normativa nº 05/2018/PROEST. Dispõe sobre Núcleo de Acessibilidade (NAC), da Pró-Reitoria Estudantil (PROEST) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Maceió: Pró-Reitoria Estudantil, 2018. Disponível em: https://ufal.br/estudante/assistencia-estudantil/publicacoes/instrucoes-normativas/acessibilidade. Acesso em: 06 abr. 2024.

Published

2024-12-23

Issue

Section

EXT 4 - Fontes, Recursos e Serviços de Informação

How to Cite

Study of the use of the Accessibility LaboratoryFederal University of Alagoas. (2024). Seminário Internacional De Informação, Tecnologia E Inovação, 6. https://observinter.al.org.br/index.php/siti/article/view/166