Estudo do uso do Laboratório de Acessibilidade da Universidade Federal de Alagoas
Palabras clave:
laboratório de acessibilidade, estudo de uso, bibliotecas inclusivasResumen
Acessibilidade e inclusão reflete compromisso com a igualdade de oportunidades para todos aqueles inseridos na Universidade. Assim, o objetivo deste trabalho foi realizar um estudo sobre o uso do Laboratório de Acessibilidade da Universidade Federal de Alagoas entre os anos de 2022 e 2023. Pesquisa classificada como exploratória, estabeleceu-se como procedimento a pesquisa bibliográfica e documental e abordagem quantitativa. Os resultados obtidos indicaram maior solicitação dos serviços no ano de 2022, os usuários que mais utilizaram os serviços foram os servidores e o serviço mais utilizado foi o de adaptação de material pedagógico.
Referencias
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Correntes teóricas da Ciência da Informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, n. 3, p. 192-204, set./dez. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652009000300013. Acesso em: 1 maio 2024.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Estudos de usuários da informação: comparação entre estudos de uso, de comportamento e de práticas a partir de uma pesquisa empírica. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 61–78, 2016. Disponível em:
http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/2970. Acesso em: 14 maio 2024.
BRASIL. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 dez. 2005. Diponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm . Acesso em: 17 jun. 2024.
BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 jul. 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 17 jun. 2024.
BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado [...]. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 nov. 2011a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 17 jun. 2024.
BRASIL. Decreto nº 9.522, de 8 de outubro de 2018. Promulga o Tratado de Marraqueche para Facilitar o Acesso a Obras Publicadas às Pessoas Cegas, com Deficiência Visual ou com Outras Dificuldades para Ter Acesso ao Texto Impresso, firmado em Marraqueche, em 27 de junho de 2013. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 8 out. 2018. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/decreto/d9522.htm. Acesso em: 4 abr. 2024.
BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal [...]. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 nov. 2011b. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm. Acesso em: 1 maio 2024.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 jul. 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 4 abr. 2024.
FARIA, Keyla Rosa de; GOMES, Suely Henrique de Aquino; SANTOS, Andréa Pereira dos (orgs.). Bibliotecas inclusivas: informação para todas e todos. Goiânia: Cegraf UFG, 2023.
FERRÉS, Sofia Pérez. Acessibilidade Física. In: PUPO, D. T.; MELO, A. M.; FERRÉS, S. P. Acessibilidade: discurso e prática no cotidiano das bibliotecas. Campinas, SP: UNICAMP/Biblioteca Central Cesar Lattes, 2006. Cap. 4.
FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Estudos de uso e usuários da informação. Brasília: IBICT, 1994.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Incluir: apresentação. [S.l.: s.n.], 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/programa-incluir. Acesso em: 17 jun. 2024.
SILVA, Arlete Ferreira da; SPUDEIT, Daniela. Bibliotecas Inclusivas: o que posso fazer para a inclusão de pessoas com deficiência visual? São Paulo: ABECIN, 2020.
SILVA, Michele Maria; OLIVEIRA, Guilherme Saramago; SILVA, Glênio Oliveira. A pesquisa bibliográfica nos estudos científicos de natureza qualitativos. Revista Prisma, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 91-109, 2021.
SISTEMA DE BIBLIOTECAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Laboratório de Acessibilidade (LAC/UFAL). [Maceió: SIBI, 2024?]. Disponível em: https://sibi.ufal.br/portal/?page_id=3181. Acesso em: 17 jun. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Conselho Superior Universitário. Resolução Nº 09/2022-CONSUNI/UFAL. Institui o Laboratório de Acessibilidade da UFAL. Maceió: Conselho Superior Universitário, 2022. Disponível em: https://ufal.br/resolucoes/2022/rco-n-09-de-08-03-2022.pdf. Acesso em: 06 abr. 2024.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Perfil socioeconômico e cultural dos(as) estudantes da UFAL: coleção Ufal e políticas públicas de gestão da educação superior. Maceió: EDUFAL, 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Pró-Reitoria Estudantil. Instrução Normativa nº 05/2018/PROEST. Dispõe sobre Núcleo de Acessibilidade (NAC), da Pró-Reitoria Estudantil (PROEST) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Maceió: Pró-Reitoria Estudantil, 2018. Disponível em: https://ufal.br/estudante/assistencia-estudantil/publicacoes/instrucoes-normativas/acessibilidade. Acesso em: 06 abr. 2024.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Anais do Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem ao Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação (SITI) o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.