Análise de redes de colaboração na produção de patentes – Universidade Federal de Alagoas
Palabras clave:
análise de rede, patentes, colaboração tecnológica, Universidade Federal de AlagoasResumen
A colaboração científico-tecnológica é um pilar fundamental na inovação, competitividade e sustentabilidade das organizações, sendo a análise de redes uma metodologia que dá visibilidade às dinâmicas existentes. Esta pesquisa analisa as redes de colaboração da Universidade Federal de Alagoas na produção de patentes. Foram encontradas 179 patentes, identificando 686 inventores, 22 organizações e 160 linhas de interesse tecnológico. Observa-se uma dinâmica colaborativa exclusivamente interna e geograficamente próxima, tanto a nível nacional como entre inventores. Observa-se também que a incorporação de novos inventores foi uma constante ao longo do período estudado. Quanto à consistência nos pedidos de patentes, 74% dos inventores registaram um pedido apenas uma vez.
Referencias
CARAYANNIS, E.; GIUDICE, M.; Peruta, M. Managing the intellectual capital within government-university-industry R&D partnerships. Journal of Intellectual Capital, v. 15, n. 4, p. 611–630, 2014.
DEL GIUDICE, M., CARAYANNIS, E.; DELLA PERUTA, M. Culture and cooperative strategies: knowledge management perspectives. In: Cross-cultural Knowledge Management. New York: Springer, 2012.
DOOLEY, L.; GUBBINS, C. Inter-organisational knowledge networks: synthesising dialectic tensions of university-industry knowledge discovery. Journal of Knowledge Management, v. 23, n. 10, p. 2113-2134, 2019.
ETZKOWITZ, H.; ZHOU, C. The triple helix: innovation and entrepreneurship university–industry–government. New York: Taylor & Francis, 2018.
JACKSON, M. Social and Economic Networks. Princeton, NJ: Princeton University Press: , 2018.
JOHNSTON, A. Open innovation and the formation of university–industry links in the food manufacturing and technology sector: evidence from the UK. European Journal of Innovation Management, v.24, p. 89-107, 2020.
JUREK, D. Patents, innovation, and market entry. Journal of Open Innovation: Technology: Market,and Complexity, v. 10, e100246, 2024.
LEYDESDORFF, L. The evolutionary dynamics of discursive knowledge communication-theoretical perspectives on an empirical philosophy of science. Amsterdam: Springer: 2021.
MITCHELL, J. The concept and use of social networks. In: MITCHELL, J. (ed.). Social Networks in Urban Situations. Manchester: Manchester University Press, 1969.
OLIVA, F.; SEMENSATO, B.; PRIOSTE, D.; WINANDY, E.; BUTION, J., COUTO, M.; BOTTACIN, M.; MAC LENNAN, M.; TEBERGA, P., SANTOS; R.; SINGH, S.; DA SILVA, S.; MASSAINI, S. Innovation in the main Brazilian business sectors: characteristics, types and comparison of innovation. Journal of Knowledge Management, v. 23, n. 1, p. 135-175, 2019.
PERKMANN, M.; TARTARI, V.; MCKELVEY, M.; AUTIO, E.; BROSTROM, A.; D’ESTE, P.; FINI, R.; GEUNA, A.; GRIMALDI, R.; HUGHES, A.; KRABEL, S. Academic engagement and commercialisation: a review of the literature on university–industry relations. Research Policy, v. 42, n. 2, p. 423–442, 2013.
PHILPOTT, K.; DOOLEY, L.; O’REILLY, C.; LUPTON, G. The entrepreneurial university: examining the underlying academic tensions. Technovation, v. 31, n. 4, p. 161–170, 2011.
ROMANO, M.; DEL GIUDICE, M.; NICOTRA, M. Knowledge creation and exploitation in italian universities: the role of internal policies for patent activity. Journal of Knowledge Management, v. 18, n. 5, p. 952–970, 2014.
S’A, E.; DIAS; D.; SA, M.Towards the university entrepreneurship mission: Portuguese academics 'self-perpective' of their role in knowledge transfer. Journal of Further and Higher Education, v. 42, n. 6, p. 784–796, 2018.
SCOTT, J. Social network analysis. a handbook. London: Sage, 1991.
SYDOW, J.; SCHUBLER, E.; MULLER-SEITZ, G. Managing Inter-organisational relations: debates and cases. New York: Palgrave Publishing, 2016.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem ao Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação (SITI) o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.