Gestão documental e sustentabilidade ambiental

diretrizes para uma política arquivística no Arquivo Geral da UFCG

Auteurs

Mots-clés :

gestão documental, sustentabilidade arquivística, políticas públicas

Résumé

A gestão documental é essencial para garantir o acesso à informação, a preservação da memória institucional e a eficiência administrativa. Este estudo investigou práticas de gestão documental no arquivo geral da Universidade Federal de Campina Grande com foco na sustentabilidade ambiental, com o objetivo de propor diretrizes para uma política arquivística institucional. A pesquisa qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, aplicou questionários a servidores envolvidos na produção e gestão de documentos. Os resultados apontam práticas pontuais e não padronizadas, fragilidade no uso de instrumentos arquivísticos e ausência de diretrizes sustentáveis institucionais. Conclui-se pela urgência de uma política arquivística sustentável, capaz de articular governança, formação e responsabilidade socioambiental.

Biographies de l'auteur

  • Brígida Passos Almeida da Nóbrega, Universidade Estadual da Paraíba

    Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Documental e Governança Arquivística da Universidade Estadual da Paraíba e da Universidade Federal da Paraíba (PPGADARQ/ UEPB-UFPB), Especialista em Direito Administrativo pelo União Brasileira de Faculdades (UBF) e Graduada em Direito pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP). Técnico Administrativo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). 

  • Euline Figueiredo da Rocha, Universidade Federal de Campina Grande

    Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Documental e Governança Arquivística da Universidade Estadual da Paraíba e da Universidade Federal da Paraíba (PPGADARQ/ UEPB-UFPB), Especialização em Gestão em Arquivos Públicos e Privados pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO/PE) e Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Arquivista da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

  • Gardênia da Silva Souza, Universidade Estadual da Paraíba

    Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Documental e Governança Arquivística da Universidade Estadual da Paraíba e da Universidade Federal da Paraíba (PPGADARQ/ UEPB-UFPB), Especialista em Educação Empreendedora 5.0 pelo Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (SENAI/DF) e Graduada em Design de Moda pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPE). Instrutora Educacional Técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Regional da Paraíba (SENAI/DRPB).

  • Manuela Eugênio Maia, Universidade Estadual da Paraíba

    Doutora em Ciência da Informação, Mestra em Educação e Graduada em Pedagogia e em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do Curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba  e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Governança Arquivística da Universidade Estadual da Paraíba e da  Universidade Federal da Paraíba (PPGDARQ/UEPB-UFPB.

  • Jacqueline Echeverría Barrancos, Universidade Estadual da Paraíba

    Pós-Doutora pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Doutora em Estratégias Empresariais, Mestra e Graduada em Administração pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do Curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Governança Arquivística da Universidade Estadual da Paraíba e da  Universidade Federal da Paraíba (PPGDARQ/UEPB-UFPB).

Références

ALBUQUERQUE, Paulina Aparecida Marques Vieira. Gestão arquivística sustentável: uma proposta de manual. 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais) – Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2015.

ARCE, Laura Isabel Marcaccio. Arquivologia e sustentabilidade: um novo desafio para o arquivista. 2010. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

BRASIL. Arquivo Nacional. Gestão de documentos: curso de capacitação para os integrantes do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – SIGA, da administração pública federal. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2011.

BRASIL. Conselho Nacional de Arquivos (Conarq). Resolução nº 40, de 9 de dezembro de 2014. Dispõe sobre os procedimentos para a eliminação de documentos no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos - SINAR. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 9 dez. 2014.

BRASIL. Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 09 jan.

BRASIL. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 3 ago. 2010.

BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Dispõe sobre a proteção de dados pessoais e altera a Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014 (Marco Civil da Internet). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 15 ago. 2018.

COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso futuro comum. Genebra: ONU, 1987.

COSTA, Luciana Ferreira da; SILVA, Alan Curcino Pedreira da; RAMALHO, Francisca Arruda. Para além dos estudos de uso da informação arquivística: a questão da acessibilidade. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 39, n. 2, p. 129-143, maio/ago., 2010.

DINIZ, Eugênio Paceli Hatem; LIMA, Francisco de Paula Antunes; SIMÕES, Raoni Rocha. A contribuição da Ergonomia para a segurança no trabalho. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, [S.l.], v. 49, p. 1-10, 2024.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

JARDIM, José Maria. Governança arquivística: contornos para uma noção. Acervo, Rio de Janeiro, v. 31, n. 3, p. 31–45, 2018.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2012.

RODRIGUES, Nathalia Tereza Matias Lins et al. Arquivo Verde: como promover a

sustentabilidade nas instituições arquivísticas. 1. ed. Campina Grande: Científica Digital, 2024.

SILVA, Ana Carollyna de Bulhões Moreira et al. Responsabilidade social do arquivista.

Informação & Informação, Londrina, v. 26, n. 2, p. 287–305, abr./jun. 2021.

SILVA, Emerson Carlos da. Políticas e estratégias de gestão documental para preservação digital no Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região / Rio Grande do Norte. 2021. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021.

SILVA, Welder Antônio da; MALUF, Izabel Mirna Pinto. Governança e gerenciamento arquivísticos na perspectiva organizacional: propondo funções básicas. In: MALVERDES, André; SILVA, Luis Carlos da; MORAES, Margarete Farias de (org.). Multiverso arquivístico: ensino e pesquisa na arquivologia brasileira. Vitória: AARQES; Antíteses, 2025. p. 429-446. 572 p.

Téléchargements

Publiée

2025-12-31

Numéro

Rubrique

EXT 1 - Produção, Mediação e Gestão da Informação

Comment citer

Gestão documental e sustentabilidade ambiental: diretrizes para uma política arquivística no Arquivo Geral da UFCG. (2025). Seminário Internacional De Informação, Tecnologia E Inovação, 7, e276. https://observinter.al.org.br/index.php/siti/article/view/276