Acesso, ensino e competência

temas em destaque para a Ciência da Informação entre 2013 e 2022

Auteurs

Mots-clés :

descoberta de conhecimento em textos, recuperação da informação, mineração de textos, linha de pesquisa, área de concentração

Résumé

O projeto “A Ciência da Informação: o que fizemos, em que lugar estamos e para onde vamos?” investigou as principais temáticas da Ciência da Informação no Brasil entre 2013 e 2022. De natureza aplicada e quantitativa, analisou 1.683 publicações de quatro periódicos A1: "Dados", "Informação e Sociedade: estudos", "Perspectivas em Ciência da Informação" e "Transinformação". Utilizou a Descoberta de Conhecimento em Textos e Mineração de Texto nas etapas de Coleta, Pré- processamento, Indexação, Mineração e Análise, via linguagem R. Resultados indicam que "Acesso", "Ensino" e "Competência Informacional" foram temáticas centrais, com a última emergindo nos anos recentes.

Biographies de l'auteur

  • André Luiz Dias de França, Universidade Federal da Paraíba

    Doutor e Mestre em Ciência da Informação, e Graduado em Comunicação pela Universidade Federal da Paraíba.  Professor Adjunto no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal da Paraíba.

  • Isaac Newton Cesarino da Nóbrega Alves, Universidade Federal da Paraíba

    Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba e Graduado em Arquivologia pela  Universidade Estadual da Paraíba e em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba .

  • Francisco de Sousa Pereira, Universidade Federal da Paraíba

    Graduando em Relações Públicas pela Universidade Federal da Paraíba.

Références

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Publiée

2024-12-23

Numéro

Rubrique

EXT 2 - Informação, Comunicação e Processos Tecnol´ógicos

Comment citer

Acesso, ensino e competência: temas em destaque para a Ciência da Informação entre 2013 e 2022. (2024). Seminário Internacional De Informação, Tecnologia E Inovação, 6, e161. https://observinter.al.org.br/index.php/siti/article/view/161