Inovação em bibliotecas escolares
uma visão do futuro
Mots-clés :
bibliotecas escolares, tecnologia, inovaçãoRésumé
A recente sanção da Lei nº 14.837/2024 representa um avanço significativo na maneira como as bibliotecas escolares são concebidas e operadas no Brasil. Ao redefinir a biblioteca escolar como um equipamento cultural fundamental para o desenvolvimento educacional, a lei enfatiza a necessidade de democratizar o acesso à informação e integrar novas tecnologias ao ambiente escolar. A pesquisa foi uma revisão de literatura sobre inovação e tecnologia em bibliotecas, com foco em estudos recentes (2020-2024), baseando-se na análise de soluções tecnológicas presentes em bibliotecas universitárias para aplicação nas bibliotecas escolares, atendendo aos princípios da nova lei. O objetivo é extrapolar os exemplos, tanto nacionais quanto internacionais, aplicando essas soluções inovadoras às bibliotecas escolares.
Références
ANDRADE, E. A.; CAMARGO, R. C.; AMARAL, R. M. Proximidade entre Bibliotecas Universitárias e Núcleos de Inovação Tecnológica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 22., 2022, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2022. Disponível em: https://cip.brapci.inf.br//download/201173. Acesso em: 4 jul. 2024.
BRASIL. Lei nº 14.837, de 8 de abril de 2024. Altera a Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010, que “dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País”, para modificar a definição de biblioteca escolar e criar o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares (SNBE). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 8 abr. 2024. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2024/Lei/L14837.htm. Acesso em: 2 jul. 2024.
CARDOSO, T. M. M.; CARDOSO, A. C. P.; FIGUEIREDO, M. F. O projeto Biblioteca Indica da biblioteca histórica a biblioteca escolar: um relato de experiência. Revista Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1,Jan/Jun 2021. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/43684. Acesso em: 2 jul. 2024.
CARNEIRO, L. Projeto de Lei nº 9484, de 2018. Altera a Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas escolares nas instituições de ensino do País, para dispor sobre uma nova definição de biblioteca escolar e cria o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares (SNBE). Brasília: Câmara dos Deputados, 2018. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1639337&filename=Tramitacao-PL%205656/2019%20(N%C2%BA%20Anterior:%20PL%209484/2018). Acesso em: 2 jul. 2024.
EMYGDIO, J. L. Inteligência artificial da perspectiva da ciência da informação: onde estamos em termos de raciocínio computacional? Fronteiras da Representação do Conhecimento, Belo Horizonte, v. 1, n. 2. p. 171-193, dez. 2021.
PINTO, A. V. O Conceito de Tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. v.1.
NEVES, B. C.; SAMPAIO, D. B.; RODRIGUES, Q. Bibliotecas escolares e tecnologias digitais: uma análise bibliográfica. P2P & inovação, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 146-165, set. 2020/fev. 2021.
RESTIER, E.; MACHADO, C. E. Os desafios vencidos e a vencer nos modelos de linguagem: como a inteligência artificial tem auxiliado o segmento jurídico. Código 31: revista de informação, comunicação e interfaces, v. 2, n. 1, p. 47-56, jan./jun. 2024. Disponível em: https://revista.fumec.br/index.php/codigo31/issue/view/483. Acesso em: 2 jul. 2024.
ROSA, A. C. M.; OLIVEIRA, E. T. Inovação na Biblioteca Universitária: um olhar além do óbvio. In: ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESCOLAR DA UNIVERSIDADE DE SOROCABA, 1., 2022. Anais [...]. Sorocaba: UNISO, 2022. Disponível em: https://uniso.br/assets/docs/epes/2022/gts/praticas-educativas/inovacao-na-biblioteca-universitaria-um-olhar-alem-do-obvio.pdf Acesso em: 9 jul. 2024.
SIQUEIRA, T. G. S.; TRINDADE, T. L.; TRINDADE, T. O. Biblioteca universitária 2 em 1: desenvolvimento sustentável e sustentabilidade. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 18, p. 01-17, 2022. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1693. Acesso em: 9 jul. 2024.
TORINO, E.; VIDOTTI, S. A. B. G. Editorial: dossiê tecnologias de informação e comunicação no contexto da ciência da informação. Rio Grande: FURG. BIBLOS: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 34, n. 02, p. 06-11, jul./dez. 2020. Disponível em: https://cip.brapci.inf.br//download/162832 Acesso em: 23 jun. 2024.
TRINDADE, A.; VECHIATO, F. Criatividade e serendipidade na inovação de produtos e serviços em bibliotecas universitárias. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 22., 2022, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2022. Disponível em: https://cip.brapci.inf.br/download/226775. Acesso em: 4 jul. 2024.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Anais do Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem ao Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação (SITI) o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.