Inovação em bibliotecas escolares

uma visão do futuro

Auteurs

Mots-clés :

bibliotecas escolares, tecnologia, inovação

Résumé

A recente sanção da Lei nº 14.837/2024 representa um avanço significativo na maneira como as bibliotecas escolares são concebidas e operadas no Brasil. Ao redefinir a biblioteca escolar como um equipamento cultural fundamental para o desenvolvimento educacional, a lei enfatiza a necessidade de democratizar o acesso à informação e integrar novas tecnologias ao ambiente escolar. A pesquisa foi uma revisão de literatura sobre inovação e tecnologia em bibliotecas, com foco em estudos recentes (2020-2024), baseando-se na análise de soluções tecnológicas presentes em bibliotecas universitárias para aplicação nas bibliotecas escolares, atendendo aos princípios da nova lei. O objetivo é extrapolar os exemplos, tanto nacionais quanto internacionais, aplicando essas soluções inovadoras às bibliotecas escolares.

Biographies de l'auteur

  • Nelma Camelo de Araujo, Universidade Federal de Alagoas

    Doutora e Mestra em Ciência da Informação, Especialista em Gestão Estratégica da Informação, e Graduada em Biblioteconomia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas.

  • Emerson Magalhães dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

    Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Alagoas.

Références

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Publiée

2024-12-23

Numéro

Rubrique

EXT 5 - Tecnologias de Informação, Comunicação e Inovação

Comment citer

Inovação em bibliotecas escolares: uma visão do futuro. (2024). Seminário Internacional De Informação, Tecnologia E Inovação, 6, e165. https://observinter.al.org.br/index.php/siti/article/view/165