Influência da contação de histórias na educação infantil
contribuição para o incentivo à leitura
Palavras-chave:
contação de histórias, educação infantil, incentivo à leituraResumo
Este trabalho objetivou demostrar a importante influência da contação de histórias no desenvolvimento integral de crianças na educação infantil, tendo como alvo principal sua contribuição para o incentivo à leitura. Mediante uma intensa revisão bibliográfica, nas bases de dados da BRAPCI e na EBSCO, sendo pesquisado como a narrativa oral, dominada por recursos lúdicos e imaginativos, impulsiona o progresso da linguagem, da cognição, da afetuosidade, da inteligência, do talento e da inventividade, traçando os alicerces para a satisfação e o hábito da leitura. Ao final do trabalho pode ser observado o papel do contador de histórias como mediador desse processo, assim como as finalidades eficazes da contação e o valor de um meio rico em experiências literárias para alimentar e ampliar o campo para futuros leitores.
Referências
ABATE, E. A. B.; STOLTZ, T. Contação de histórias e desenvolvimento do adulto contador. Práxis Educativa, [s. l.], v. 15, p. 1–17, 2019.
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.
ANTUNES, J. M; MARTINS, R. L; KUNZ, M. A. Eu conto, tu contas, ele conta: a leitura compartilhada para a promoção do protagonismo infantil. Revista Humanidades e Inovação, v. 8, n. 33, p. 342-351, 2021.
BACHELARD, G. A poética do espaço. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BAJARD, Élie. A sessão de mediação: Um dispositivo engenhoso. In: BAJARD, Élie. Da escuta de textos à leitura. 2. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2014. p. 43-66.
BEDRAN, Bia. A arte de cantar e contar histórias: narrativas orais e processos criativos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
BUSATTO, Cléo. Contar e Encantar – pequenos segredos da narrativa. Petrópolis: Vozes, 2003.
CHAVES, Otília O. A arte de contar histórias. 3. ed. Rio de Janeiro: Confederação Evangélica do Brasil, 1963.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2002.
DIETER, Márcia Tatiana Funke; ANTUNES, Jéssica Maís; VOLMER, Lovani. Contação de histórias: um caminho para encantar alunos e enriquecer a prática pedagógica. EccoS – Revista Científica, [s. l.], n. 69, p. e26379, 2024.
ECO, Umberto. O Nome da Rosa. Traduzido por Aurora Fornoni Bernardini e Homero Freitas Andrade. Rio de Janeiro: Record, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GOMES, Maria Inês de Mattos. O lugar da pesquisa na formação do professor. In: FERREIRA, Elizabeth Fernandes; OLIVEIRA, Luiz Augusto (Org.). Pesquisa em Educação: diálogos e desafios. João Pessoa: Editora da UFPB, 2018.
PANOZZO, Neiva Senaide Petry; RAMOS, Flávia Brocchetto. Interação e mediação de leitura literária para a infância. São Paulo: Global, 2011.
REYES, Yolanda. A casa imaginária: leitura e literatura na primeira infância. São Paulo: Global, 2010.
SILVA, Ana Araújo. Literatura para Bebês. Pátio, São Paulo, n. 25, p. 57-59, 1992.
SOUZA, Renata Junqueira de. Prefácio. In: SOUZA, Renata Junqueira de (Org.). Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas: Mercado de Letras, 2009. p. 9-18.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
VYGOTSKY, Lev S. Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da Pedologia. Organização e tradução: Zoia Prestes, Elizabeth Tunes; Tradução: Claudia da Costa Guimaraes Santana. Rio de Janeiro: e-Papers, 2018.
ZILBERMAN, R. A. Leitura e o ensino da Literatura. Curitiba: InterSaberes, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem ao Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação (SITI) o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
